
A decisão que deu aval à operação de aquisição da transportadora paranaense pela Júlio Simões foi publicada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no Diário Oficial do dia 21. A JSL, como é conhecida, passa a atender mais duas montadoras: a Renault e a Nissan – ambas pertencentes ao mesmo grupo econômico. Desde o início dos anos 2000, a empresa que tem sede em Mogi das Cruzes (SP) está fazendo o escoamento de parte da produção da General Motors, cobrando frete menor que as demais concorrentes. A montadora norte-americana foi obrigada pela Justiça Federal a contratar outra transportadora não vinculada ao sistema cartelizante.

É o avanço da empresa paulistana sobre os domínios do chamado cartel dos cegonheiros, liderado pelos grupos Sada e Tegma que perdem espaço lentamente.
De acordo com dados revelados pela própria JSL em comunicado revelante ao mercado, a Transmoreno transportou, em 2019, 100,4 mil veículos produzidos pelas montadoras Renault e Nissan, sendo responsável por 40,43% das 238,3 mil unidades emplacadas pelas duas fábricas nesse período. A empresa também revelou, no mesmo documento, que a aquisição faz parte da estratégia de crescimento.
Pente fino no cartel
Desde 2016, o Cade está de olho no bilionário setor de transporte de veículos novos. Um inquérito administrativo está em andamento, prejudicado pela pandemia. No procedimento, o órgão antitruste convocou a grande maioria das montadoras instaladas no país a prestar esclarecimentos sobre a sistema de escoamento da produção. Renault e Nissan apresentaram as respostas em grande parte com dados de acesso restrito. Ao Ministério Público do Rio de Janeiro, no entanto, a Nissan informou que não realizava contratação de novos transportadores por temer a ações de retaliação e pela segurança de seus colaboradores. A montadora também informou que das quatro transportadoras que operam na planta, apenas uma possui contrato formal, o qual encerra seus efeitos legais em primeiro de janeiro do próximo ano.
Em outubro do ano passado, a Polícia Federal deflagrou a Operação Pacto, tendo como alvo de buscas e apreensões empresas dos grupo Sada e Tegma, além de outra localizada na Bahia e a sede do Sindicato de Cegonheiros do Espírito Santo. A ação foi desenvolvida em parceria com o Cade e com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de São Bernardo do Campo (SP). Dados coletados comprovam que há uma organização criminosa especializada na divisão de mercado, impedindo a livre concorrência e causando prejuízos por conta de superfaturamento nos valores cobrados a título de frete de até 40%.
A JUSTIÇA PODE ATÉ TARDAR, MAS NUNCA FALTARÁ COM AS REALIDADES DOS FATOS, MEUS AMIGOS QUE LÊEM ESSE MAGNÍFICO PORTAL.
AGORA QUERO VER O QUE O CARTEL DOS CEGONHEIROS IRÁ FAZER, PARA VOLTAREM A DOMINAR O SETOR, COMO FIZERAM POR TANTOS ANOS!
ESSA NOVA TRANSPORTADORA AGORA POSSUI EQUIPAMENTOS PARA CONCORRER COM QUALIDADE E, PRINCIPALMENTE RESPEITANDO A LEI, QUE NUNCA FOI CUMPRIDA POR ELES, DENOMINADA LIVRE CONCORRÊNCIA!
MESMO SENDO ESSA LEI TOTALMENTE CONSTITUCIONAL!
É LÓGICO QUE AS MONTADORAS SERIAM CONIVENTES, POIS ELES AGEM COMO CRIMINOSOS, INCENDIANDO CARRETAS DOS CONCORRENTES, DA MESMA FORMA QUE JÁ FIZERAM NO PASSADO, DESTRUINDO ASSIM OS VEÍCULOS ENTÃO FABRICADOS E EMBARCADOS EM OUTRAS CARRETAS, QUE NÃO SERIAM FILIADAS AO CARTEL!
ELES AGEM DESSA FORMA MESMO. BASTA VERIFICAR AS VÁRIAS MATÉRIAS ANTERIORES, AQUI POSTADAS, E VERÃO OS CRIMES HEDIONDOS JÁ DEFLAGRADOS E DEVIDAMENTE INVESTIGADOS OU SOB INVESTIGAÇÕES!
COM ESSES FRETES, QUE CERTAMENTE SERÃO REDUZIDOS, ESPERAMOS QUE OS CONSUMIDORES FINAIS NÃO CONTINUEM SENDO PENALIZADOS COM AS COBRANÇAS DE ÁGIOS, E ASSIM, ATÉ OS PREÇOS DOS CARROS 0 KM, VENHAM A SER REDUZIDOS, EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
AS MONTADORAS DEVEM POSSUIR TAMBÉM AMPAROS LEGAIS, PARA NÃO SE SUBMETEREM A SUPOSTOS PREJUÍZOS FUTUROS, CAUSADOS POR VANDALISMOS, POIS AS SEGURADORAS NÃO DÃO COBERTURA DESSES SINISTROS.
BASTARÁ AS MESMAS QUE DEIXEM SE SER CONIVENTES COM O CARTEL, SEM MEDO!
PARA ISSO EXISTEM AS LEIS. LOGO, QUE SEJAM DEVIDAMENTE CUMPRIDAS!
AO MEU VER, O PRÓPRIO SINACEG (EX SINDICAM), DEVERIA SER FECHADO E ENTÃO PROIBIDO DE OPERAR, POR SER O BRAÇO FORTE DO CITADO CARTEL E PRINCIPALMENTE POR ATUAR TAMBÉM DE FORMA INCONSTITUCIONAL, POR SE DENOMINAR COMO “NACIONAL”, JÁ QUE SUA SEDE FICA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO-SÃO PAULO, ESTADO ESSE ONDE SERIA O ÚNICO A ATUAR EM PROL DA CATEGORIA VINCULADA AO MESMO, COMO ASSOCIADA!
NÃO PRECISAMOS CITAR AÇÕES CRIMINOSAS DO PASSADO, POIS JÁ ESTÃO SOB INVESTIGAÇÕES.
O PAÍS HOJE ESTÁ SOB NOVA DIREÇÃO FEDERAL!
“BRASIL ACIMA DE TUDO. DEUS ACIMA DE TODOS!”
CUMPRAM-SE AS LEIS E CONDENEM-SE TODOS OS RÉUS ORA EXISTENTES!