Tribunal do Cade analisa compra da marca Buscopan no Brasil pela farmacêutica Hypera

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está analisando ato de concentração referente à aquisição da marca Buscopan no Brasil pela farmacêutica Hypera. A transação envolve desenvolvimento, fabricação, comercialização, marketing, distribuição e venda dos produtos – atualmente sob o controle da Boehringer Ingelheim International.

Publicidade: confira aqui o conteúdo do site Debate Jurídico

De acordo com parecer da Superintendência-geral do órgão antitruste, a operação não apresenta problemas concorrenciais no mercado de analgésicos isentos de prescrição médica. Após análise, ficou demonstrado que o segmento conta com operadores importantes, mas nenhum deles possui posição de dominância relevante. Além disso, a participação conjunta das empresas que atuam com esse tipo de medicamento é inferior a 30% e não há significativo incremento na participação de mercado da Hypera em um cenário pós-operação.

Potencial de concentração
A Superintendência avaliou, no entanto, que a aquisição tem potencial de gerar concentração elevada no mercado de antiespasmódicos combinados com analgésicos. Nesse segmento, a Boehringer Ingelheim oferta atualmente os medicamentos Buscopan Composto e Buscoduo, enquanto a Hypera atua com o Neocopan Composto.

Para afastar as preocupações concorrenciais identificadas no ato de concentração, a Hypera se propôs a vender o produto Neocopan Composto para a empresa União Química. Essa operação já foi aprovada pela SG/Cade em 9 de junho de 2020. As condições da venda estão previstas em Acordo em Controle de Concentrações (ACC) proposto pela Hypera, cujos termos são confidenciais.

O prazo legal para a decisão final do Cade é de 240 dias (a partir de 1º de julho), prorrogáveis por mais 90.

ANTV BID da Volkswagen Cade Cartel dos cegonheiros Fiat Ford Formação de cartel Gaeco GM Incêndios criminosos Jeep Justiça Federal Luiz Moan MPF Operação Ciconia Operação Pacto Polícia Federal Prejuízo causado pelo cartel Sada Sinaceg Sindicam Sintraveic-PE Sintravers STJ Tegma Tentativa de censura Transporte de veículos Transporte de veículos2 Transporte de veículos novos TRF-4 Vittorio Medioli Volkswagen

Um comentário sobre "Tribunal do Cade analisa compra da marca Buscopan no Brasil pela farmacêutica Hypera"

  1. LUIZ CARLOS BEZERRA disse:

    SÓ TENHO A OPINAR QUE SEJAM DEVIDAMENTE INVESTIGADOS OS TRÂMITES LEGAIS E, SENDO BOM PARA O NOSSO BRASIL, QUE SEJAM DEVIDAMENTE APROVADOS PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES.
    O POVO BRASILEIRO SENDO BENEFICIADO, É MUITO BOM PARA TODOS!
    PRA FRENTE BRASIL!

Os comentários estão encerrados